sábado, 20 de novembro de 2010

SÁBADO, um dia de ESPERANÇA

Olá queridos! A postagem de hoje se refere a guarda do Sábado. Muitas  pessoas baseiam-se em textos isolados da Bíblia Sagrada, interpretam-a mal, e afirmam que os dez mandamentos foram abolidos, incluindo a guarda do santo dia, o Sábado. Veremos então, alguns destes versos e seus contextos, e assim reafirmar o maravilhoso mandamento de Deus, que será eterno : " Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar"Êxodo 20:8

"Para sua melhor compreensão, vamos dividir a pergunta em seções, está bem?
1.       Vamos agrupar Rom. 6:14: “O pecado não terá domínio sobre vós , pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça;”
Col. 2:16: "Ninguém vos julgue pelo comer e pelo beber, ou dia de festa, ou lua nova, ou pelos sábados" e I Cor. 9:20: “Fiz-me judeu para com os judeus para ganhar os judeus...para ganhar os que vivem debaixo da lei,embora eu mesmo não esteja debaixo da lei.”
Todos os textos bíblicos acima tem um ponto em comum: A graça redentora de Cristo anulou a lei?
E o próprio Paulo responde: “ Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes confirmamos a lei.” (Rom. 3:31)
Então como explicar a aparente oposição que o apóstolo parece apresentar nos versos acima?
A lei a que ele se refere é a lei cerimonial, com todos os rituais do santuário, os ritos de purificação, as festas das primícias, do tabernáculo, o sacrifício de animais, etc. (ver o livro de Levítico)Era tudo o que os judeus praticaram ao longo da história e praticavam nos dias de Jesus. Uma religião formal, firmada na tradição, porém o coração do povo estava longe de Deus.
A lei cerimonial foi estabelecida com um significado único e essencial: ela apontava para o Messias que viria para trazer salvação ao judeus e depois aos gentios. Depois de morte de Jesus na cruz, não havia mais necessidade de praticar os rituais do santuário. Cristo, o Cordeiro de Deus, tornou-se o sacrifício definitivo para a salvação. Os versos acima, falam, portanto, da lei cerimonial. Esta sim não tem mais significado.
 Mas como seria possível abolir os dez mandamentos?
Como seria o mundo se Deus dissesse: “Meus filhos, de agora em diante não é preciso guardar mais os dez mandamentos? Ninguém precisa me amar acima de todas as coisas, ninguém precisa honrar o pai e a mãe, podem adulterar, roubar, cobiçar, etc. Estaria isso de acordo com o caráter de Deus? Com certeza, não. Isso sem contar que o mundo se tornaria um lugar insuportável, mais do que já é.
A lei de Deus (os dez mandamentos) é eterna como Deus é eterno. Paulo tenta convencer os judeus de sua época a aceitar o sacrifício de Cristo como único meio de alcançar a salvação. Por isso, ele enfatiza. “Eu não estou debaixo da lei (cerimonial), mas debaixo da graça. É assim que a salvação acontece, só pela graça. E ele mesmo confirma, “não anulamos a lei (os dez mandamentos) pela fé, antes a confirmamos.”
2.       Os versos de Galátas 2:11-21; 3:5; 4:5 tratam basicamente da mesma questão. No capítulo 2:11-21, Paulo conta a respeito de uma discussão que ele teve com Pedro. Isso ocorreu porque Pedro estava comendo em companhia dos gentios (incircuncisos) e quando chegaram alguns judeus que defendiam a circuncisão como requisito para a salvação, Pedro disfarçou e se afastou da mesa porque temia os judeus. Por isso, a repreensão de Paulo: “Sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?” (v. 14). Depois, Pedro reconheceu o seu erro e se retratou.
A questão que envolve os gálatas é justamente a influência de alguns líderes cristãos judaizantes que procuraram manter dentro do cristianismo todo o ritualismo da lei cerimonial, não mais necessária depois da morte de Jesus. É por isso que Paulo chama os gálatas de insensatos (3:1) Como poderiam eles depois de conhecer o evangelho libertador de Jesus voltar ao formalismo da lei cerimonial? Assim, a lei em Gálatas refere-se à lei cerimonial e não aos dez mandamentos."
Sônia M.M.Gazeta

Espero que tenham gostado e aprendido com esta postagem.. e tenham todos um FELIZ SÁBADO com JESUS :)

Nenhum comentário: